Gergelim como opção para segunda safra são parte de workshop e vitrine na Agrobalsas 2025
Compartilhe este conteúdo:
A Embrapa Algodão leva ao Agrobalsas palestra sobre o “Cultivo de gergelim no Cerrado como opção de safrinha”, a ser conduzida na manhã do dia 15 de maio, às 15h, no auditório da FAPCEN, pelo pesquisador João Henrique Zonta durante o IV Workshop Agronegócio Sustentável e Inovação Tecnológica na Agricultura Familiar Embrapa, a ser realizado no auditório da FAPCEN.
Na palestra, será apresentada além da cultura do gergelim como opção para o cultivo em safrinha após a colheita da soja, as vantagens do seu cultivo no final da janela de plantio da safrinha em opção ao milho e o cenário atual da cultura, bem como os avanços no sistema de produção que viabilizaram o cultivo (como a mecanização do plantio a colheita) e as tecnologias para controle de plantas daninhas, pragas e doenças. Ainda serão apresentadas as diferentes cultivares disponíveis hoje no mercado e suas características.
O gergelim vem despertando o interesse dos produtores da região como opção de segunda safra. Para esta cultura estão sendo desenvolvidos ensaios de Valor de Cultivo e Uso (VCU) para o desenvolvimento de cultivares adaptadas ao Matopiba, produção de sementes e controle de plantas daninhas.
A produção de gergelim no Brasil cresceu mais de 100% na última safra, em comparação com a safra anterior. Nos últimos cinco anos, essa produção foi ainda mais expressiva chegando a cerca de nove vezes mais grãos produzidos. Com a abertura de novos mercados, as exportações do produto saltaram de US$ 79 milhões em 2021 para US$ 245 milhões até outubro de 2024, representando um crescimento de 210%. O recente acordo de exportação com a China deve impulsionar ainda mais a produção.
Vitrine de Tecnologias - A Embrapa Algodão também vai marcar presença na Vitrine de tecnologias com as cultivares de amendoim BRS 423, BRS 421, BR 1, cultivares de gergelim BRS Anahi, BRS Seda e BRS Pérola Negra e cultivares de algodão colorido BRS Jade, BRS Rubi e BRS Verde.
O Maranhão no Matopiba - De 12 a 16 de maio, a Embrapa vai participar da 21ª edição do AGROBALSAS, um dos maiores eventos do agronegócio brasileiro. Este ano, o tema é “Construindo Pontes”, inspirado na obra “O Dedo de Deus”, de Michelangelo. O evento, realizado anualmente pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte – FAPCEN, será na Fazenda Sol Nascente – Balsas-MA.
A Embrapa vai marcar presença por meio do Hub Matopiba, uma articulação sinérgica da Embrapa Maranhão a partir da sua Unidade de Execução de Pesquisa – UEP em Balsas, a UEP Balsas, no sul do Maranhão, e mais 10 Unidades Descentralizadas: Embrapa Agricultura Digital, Embrapa Algodão, Embrapa Arroz e Feijão, Embrapa Cerrados, Embrapa Mandioca e Fruticultura, Embrapa Meio Ambiente, Embrapa Meio Norte e Embrapa Milho e Sorgo, Embrapa Soja e Embrapa Solos.
O objetivo do Hub Matopiba é fortalecer a agenda de inovação e o agronegócio com inclusão produtiva e sustentabilidade ambiental nessa fronteira agrícola, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região. A UEP Balsas, pela sua localização em ponto estratégico da região em relação ao modal logístico, é o ponto aglutinador do processo de construção coletiva da plataforma de inovação no território em parceria com o setor produtivo, instituições públicas e privadas.
A presença das Unidades da Embrapa no evento será marcada por palestras técnicas, vitrine tecnológica e estande com informações sobre tecnologias e a história da Empresa na região. A coordenação é da Embrapa Maranhão.
Edna Santos (MTB/CE 1700)
Embrapa Algodão
09/05/2025
Compartilhe este conteúdo:
.jpg?=2747112-3)
Seminário aborda Sorgo: alimento e energia na nova matriz de produção nacional de grãos
Clique aqui e confira mais detalhes sobre Seminário aborda Sorgo: alimento e energia na nova matriz de produção nacional de grãos Saiba Mais +
Quebra de resistência das biotecnologias: Controle precoce de lagartas é essencial para safra 2024-25, aponta J&A Consultoria
Consultor destaca o aumento de ataques de lagartas em milho e algodão no estado de Mato Grosso, com implicações para a gestão de pragas nas lavouras Saiba Mais +
Em Mato Grosso, armazenagem não acompanha evolução da safra e pode gerar risco para safras futuras
Com capacidade para estocar apenas 53,69% da produção de soja e milho da safra 24/25, Mato Grosso enfrenta déficit de armazenagem de cerca de 45,10 mi Saiba Mais +
Custo de produção da soja sobe em Mato Grosso e produtores recorrem ao barter para garantir insumos
Clique aqui e confira mais detalhes sobre Custo de produção da soja sobe em Mato Grosso e produtores recorrem ao barter para garantir insumos Saiba Mais +
Exibindo de 1 a 4 resultados (total: 2078)
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|